UML NA PRÁTICA

Carga horária: 20hs

Objetivo: Curso voltado para profissionais de Análise de sistemas, Análise de Requisitos e documentação / engenharia de software.  Este curso explora todo o conteúdo da UML voltado para rastreamento, abstração e documentação de requisitos de software bem como diagramação e plotagem em UML dos aspectos funcionais e tecnológicos de um sistema orientado a objetos.

 

Ferramenta Case: Astah UML

Próximas turmas

Frequência Horário Início Término Valor
Terça e Quinta 09:00/13:00h 17/10/2017 31/10/2017 4xR$330,00
Introdução à Análise e Levantamento de Requisitos
  • Requisitos Funcionais e Requisitos Não funcionais
  • Definição de escopo de projeto
  • Análise de sistemas com UML
Diagrama de Casos de Uso
  • Atores (Definição e Relacionamentos)
  • Caso de Uso
  • Extends e Include 
  • Documentação de casos de uso
  • Pré-condições
  • Pós-condições
  • Fluxo principal
  • Fluxos de exceção
  • Fluxos alternativos
  • Regras de negócio
  • Regras de validação 
Diagrama de Atividades
  • Descrição de processos funcionais
  • Análise de requisitos sob a ótica de processos
  • Fluxos paralelos de execução
  • Concorrência entre processos 
Diagrama de Estados
  • Definição de maquina de estados
  • Ciclo de vida de objetos
  • Transições de estados
Diagrama de Classes
  • Orientação a Objetos
  • Classes, Atributos e Métodos
  • Relacionamentos
  • Herança
  • Associação / Agregação e Composição
  • Dependência
  • 1 para 1
  • 1 para Muitos
  • Muitos para Muitos
  • Auto-Relacionamento 
  • Enums
  • Interfaces
  • Classes Abstratas
  • Packages
  • Diagrama de pacotes
Diagramas de Componentes e Implantação
  • Arquiteturas de Projetos Orientado a Objetos
  • Desenvolvimento em Camadas e MVC
  • Descrição de arquiteturas de software
  • Java e DotNet
  • Nodes e Componentes
  • Comunicação entre componentes
  • Artefatos
Diagramas de Seqüência e Comunicação
  • Definindo os estereotipos dos objetos
  • Mensagens
  • Interações
  • Create, Destroy e Return
  • Boundaries, Controls e Views
  • Lifelines
Introdução aos Design Patterns
  • Introdução aos Padrões de Projeto
  • Categorias: Criacionais, Comportamentais e Estruturais
  • Facade, Delegate, Factory, Composite, Builder, Singleton, State

Simulados e Exercicios

  • Desenvolvimento de listas de exercicios e estudos de caso durante as aulas
  • Realização de simulados