Desenvolvendo jogos com Unity-Framework

Carga horária: 40hs

O curso tem como objetivo capacitar o aluno para estar desenvolvendo jogos  com perspectiva 2D para computadores e  dispositivos móveis. 

No primeiro módulo  estaremos conhecendo o framework unity e suas ferramentas para desenvolvimento de um jogo desktop.

Pré-requisito (obrigatório): saber lógica de programação ou ter feito o curso de LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO COM ORIENTAÇÃO A OBJETOS

Próximas turmas

Entendo a ferramenta Unity

 

  • Baixando e instalando o unity
  • Visão geral do projeto
  • Abrindo o unity
  • Organização do unity e seu layout
  • Criando e manipulando componentes de jogos
  • Criando e manipulando componentes físicos

 

Lógica de programação no desenvolvimento de jogos

  • Aspectos básicos de um script em C#.
  • Variáveis
  • Condicionais
  • Loops
  • Arrays (vetores e listas)
  • Funções
  • Funções (temporais)

 

Orientação a objetos

  • Analise de dados na criação de classes
  • Criando classes
  • Construtores
  • Enumeradores
  • Variáveis e métodos estáticos
  • Encapsulamento
  • Singleton
  • Herança
  • Polimorfismo e abstração de dados
  • Comunicação entre scripts monobehaviour dentro do Unity

 

Matemática aplicada a jogos digitais

  • Estudo de figuras geométricas ângulos e lados
  • Definição de um vetor
  • Estruturas de um vetor
  • Operações usando vetores

 

Desenvolvendo um jogo completo do zero

  • Analisando o jogo

 

  •  
    • Criando os elementos do jogo
    • Adicionando movimento aos componentes do jogo
    • Conceito em mudando de ângulo (2D para 3D vice-versa)
    • Calculando limitações do cenário

 

  • Animando os componentes

 

  •  
    • Introduzindo efeitos
    • Adicionando musicas
    • Mudando a dificuldade do jogo
    • Programando os componentes do jogo
    • Calculando colisões entre os elementos
    • Criando componentes dinâmicos
    • Limitando a movimentação dinamicamente

 

  • Finalizando o Jogo
  •  
    • Criando o menu do jogo Game over
    • Criando o menu principal do jogo
    • Exportando o jogo
  • Download e instalação do Unity 3D
    • Download
    • Instalação
    • Importação dos arquivos do curso
  • Iniciando o projeto na unity 3D
    • Iniciando um projeto em 2D
    • Importando os assets do jogo

 

Criando um jogo para dispositivos móveis.

No Segundo módulo estaremos criando um jogo para telefones celulares com os sistemas operacionais android e iphone.

  •  
    • Animando a imagem de fundo
    • Criando limites do cenário
      • Trabalhando com sprites no Unity
        • Fatiando sprites
        • Criando movimentos para o personagem
        • Adicionando movimentos
        • Criando logica de colisão para cada evento
        • Usando o sistema de animação do unity

 

  • Controle de Movimento
    • Criando o controle de movimento
    • Adicionando o controle a tela
    • Colocando botões de evento na tela
    • Movimento o personagem

 

  • Adicionando objetos a cena
    • Animando os objetos da cena
    • Adicionando os inimigos
    • Adicionando inteligência artificial para os inimigos
  • Textos, Mensagens e pontuação
    • Adicionando textos de mensagens e pontos
    • Textos dinâmicos
    • Marcando os pontos
    • Evento para reiniciar o jogo
    • Definindo Score
    • Registrando o score

 

  • Sons e Musica
    • Adicionando a musica do Cenario
    • Adicionado sons de colisões
    • Adicionando sons de Evento

 

  • Compilando o Jogo para android
    • Instalação de JDK e SDK
    • Instalação do Android Studio
    • Registro na play store

 

 

  • Compilando para Iphone
    • Instalação dos softwares necessários 
    • Registro na App Store