LÓGICA DE PROGRAMAÇÃO COM ORIENTAÇÃO A OBJETOS

Carga horária: 32hs

Objetivo: Antes chamado Universidade da Programação, o curso visa o desenvolvimento da lógica de programação, algoritmos, linguagem estruturada e Orientação a Objetos, preparando ao aluno para iniciar sua carreira de estudos na área de desenvolvimento de sistemas. O curso trabalha em cima das linguagens C e C++.

Próximas turmas

Frequência Horário Início Término Valor
Segunda, Quarta e Sexta 09:00/13:00h 02/10/2017 20/10/2017 6xR$165,00
Segunda, Quarta e Sexta 18:00/22:00h 02/10/2017 20/10/2017 6xR$165,00
Sábado 13:00/17:00h 07/10/2017 02/12/2017 6xR$165.00 (não haverá aula em 14/10/2017)
Segunda, Quarta e Sexta 14:00/17:00h 23/10/2017 17/11/2017 6xR$165,00

Ementa:

  • Linguagem C
    • Introdução à Lógica de programação
    • Estrutura da linguagem C
    • Principais bibliotecas
      • STDIO
      • CONIO
      • MATH
      • IOSTREAM
      • STRING
      • STDLIB

 

  • Variáveis
    • Operadores lógicos
    • Comparação de valores
    • Operador mod (%)
    • Tipos de dados de variáveis
    • Int
    • Char
    • Short
    • Float
    • Byte
    • Long
    • Double

 

  • Constantes
  • Variável Global
  • Variável Local
  • Entrada e Saída de dados
    • Printf
    • Scanf
    • Gets
    • Puts

 

  • Manipulação de textos
    • Comparação
    • Entrada e Saída

 

  • Estruturas lógicas e de comparação
    • If / else
    • While
    • For
    • Switch
    • Do while

 

  • Vetores unidimensionais
    • Varredura
    • Leitura
    • Ordenação
    • Busca

 

  • Matrizes
    • Conceitos
    • Manipulação de matrizes
    • Ordenação
    • Produto e operações entre matrizes

 

  • Funções
    • Conceito de função
    • Passagem de parâmetros
    • Void
    • Tipos de retorno
    • Entrada e saída de dados através de funções
    • Introdução ao conceito de encapsulamento de dados

 

  • Recursividade
    • Lógica recursiva
    • Flags
    • Recursão baseada em condição

 

  • Estruturas (Struct)
    • Definição de estrutura
    • Tipos de dados baseados em estruturas
    • Agregação de estruturas

 

  • Inicialização ao tipo de dado ponteiro e suas dependências
    • Criação de variáveis ponteiros
    • Operações matemáticas com ponteiros
    • Criação de ponteiros para tipos de dados struct

 

  • Algoritmos de ordenação
    • Inserção
    • Bolha
    • Seleção

 

  • Inicialização a linguagens orientada a objetos.
    • Variáveis de classes
    • Variáveis de métodos
    • Construtores
    • Encapsulamento de dados
    • Sobrescrita
    • Sobrecarga
    • Herança
    • Polimorfismo