FORMAÇÃO ÁGIL COMPLETA

Carga horária: 64hs

Objetivo:

A formação em metodologia ágil tem o objetivo ensinar ao aluno desde a utilização do SCRUM como técnicas de Gerenciamento e atuação ágil em projetos de desenvolvimento de sistemas, passando pelos papeis de Scrum Master, P.O.,  até a preparar os membros do time de desenvolvimento a aprender hands-on, como o desenvolvimento ágil funciona, utilizando as práticas modernas como as do Extreme Programming, com foco especial na automatização de testes com TDD, BDD, ATDD.

Ensinaremos na prática o uso das atuais ferramentas para a plataforma Java, com isso, para o último módulo exige saber Java Orientado a Objetos.


Será aplicada as técnicas Java aos Programadores e Testers.
Este treinamento tem como objetivo treinar profissionais com perfil técnico em práticas ágeis advindas do Extreme Programming (XP) e já consagradas nos times ágeis como: testes automatizados, Integração Contínua, Refinamento de Códigos, programação em par, Coding Dojos, Entrega Contínua, TDD, BDD como utilizam a estrutura Scrum para lidar com as mudanças

Será mostrada a visão real do que é criar software com Scrum. Ao longo do curso, os alunos colaboram juntos como uma equipe em uma série de Sprints, onde aplicam práticas de engenharia modernas.

Próximas turmas

MODULO 1 - SCRUM - Gerenciamento Ágil de Projetos - Carga horária: 16hs

 Introdução à Analise de Sistemas

  • Análise e Projeto de Software – Visão Geral
  • Overview de Análise de Requisitos 

Manifesto Ágil

  • Criadores do SCRUM
  • A Origem e motivação do Manifesto Ágil
  • Objetivo das Metodologias Ágeis
  • Desenvolvimento Ágil visão geral
  • Metodologia Ágil x Metodologias Tradicionais
  • Overview de outras Metodologias Ágeis mais utilizadas (Breve Introdução)
    • Extreme Programming
    • OpenUP 

Papéis e responsabilidades 

  • Product Owner
    • Papel no SCRUM
      • Responsabilidades
      • Release Planning
    • ROI (Return of Investiment)
    • Product Backlog 
  • Scrum Master
  • A Importância do SCRUM Master
  • Scrum Master x Gerente de Projetos
  • Scrum Master x Product Owner
  • The Daily Scrum
  • Release Planning         
  • Scrum Team
    • Task Board
    • Timebox
    • Organização da Equipe
    • Metodologia de Trabalho
    • Equipes auto organizáveis e auto gerenciáveis

Scrum Work Products 

  • Product Backlog
    • Historias x Requisitos
    • Release Backlog
  • Sprint Backlog
    • Tasks
    • Burndown Chart
      • Importância
      • Organização
      • Métricas e medição de desempenho
      • Escopo e Prazo de acordo com o Burndown Chart
  • Técnicas de priorização
    • Modelo de Kano
    • Planning Poker
      • Objetivo do jogo
      • Estimativa de histórias e tarefas
  • Planejamento
    • Quadro de Kanban
      • Técnicas de Organização
      • Divisão das tarefas
      • Correção de Bugs           

Sprint

  • Sprint Backlog
    • Organização
    • Definição de prioridades
    • Lidando com correção de bugs
  • Daily Scrum
    • Como conduzir as reuniões
    • Tópicos e feedback da equipe
  • Release Backlog
  • Sprint Planning Meeting
  • Sprint Retrospective
  • Sprint Review Meeting
  • PDCA – Plan, Do, Check, Act
  • DoD – Definition of Done

  

Scrum em grandes projetos

  • Aplicando o Scrum em grandes Estruturas Coorporativas
  • Avaliando o tamanho da Equipe
    • O Gerente de Projetos
    • O Product Owner
    • Divisão dos grupos de trabalho
  • Avaliação de Resultados

 Fluxo completo da Sprint

  • Dinâmica completa para demonstração dos principais conceitos e práticas abordadas no curso
  • Estudo de Caso e cenário proposto
  • Avaliação do professor

Prova para a Scrum Fundamentals Certified

 

MODULO 2 - CURSO DE PRODUCT OWNER – CERTIFICAÇÃO CSPO - Carga horária: 16hs

Fundamentos SCRUM

  • O que é Scrum?
  • Para que serve e para que não serve o Scrum
  • Papéis
  • Apresentação do framework 

Mindset PO

  • O Product Owner 
  • Papel e responsabilidades
  • Atuação no ciclo SCRUM

Gerenciando o Product Backlog

  • O que é o Product Backlog?
  • Como pode ser o Product Backlog?
  • Evolução do Product Backlog
  • Estimando o Product Backlog – estimativas Ágeis
  • Ordenando o Product Backlog – diferentes técnicas
  • Criando o Product Backlog
  • Priorizando o Product Backlog
  • Histórias – Definição e Critérios de aceitação
  • Refinamento do Product Backlog (grooming)
  • Definição de "Done"
  • Definição de "Ready"
  • Evolução do Product Backlog
  • RoadMap

 Eventos 

  • O Que o P.O. Faz em cada Cerimonial
  • Cancelamento da Sprint

 O que é a Visão do Produto?

  • Técnicas para a definição da Visão do Produto
  • O que é Roadmap do Produto?
  • Técnicas para a definição do Roadmap do Produto
  • Agile Planning Onion

Gerenciando os stakeholders

  • Estratégias e ações

Planejamento de Releases

  • O que é Release?
  • O Release Planning
  • MVP – Utilizando as 7 dimensões do produto

O Product Owner

  • Quem é o Product Owner? Características
  • O que faz o Product Owner? Atribuições
  • Como é o Product Owner? Como escolher
  • Participação do Product Owner no ciclo do Scrum

Dicas para o exame PSPO I

Simulados de Certificação

  • Simulado 1
  • Simulado 2
  • Simulado 3
  • Simulado 4

MÓDULO 3 -  CURSO CSD CERTIFIED SCRUM DEVELOPER - Carga horária: 32hs

 O curso ensina como as práticas de engenharia Ágil e as ferramentas ALM

  • Scrum na engenharia de requisitos, design, desenvolvimento, teste, integração e implantação  em uma única iteração.
  • Formato de 32 Horas o Curso de CSD é destinado aos membros do Time Scrum, sejam eles desenvolvedores e testers.
  • O treinamento foca diretamente no dia-a-dia do time ágil, aplicando vários conceitos e técnicas de engenharia de software e de facilitação para o trabalho coletivo.
  • A principal ênfase deste treinamento é em automação para apoiar a Entrega Contínua (Continuous Delivery) de software.

Sprint Planning

  • Métricas, Programação TDD, transformando um História Tarefas Dev, Definição da Arquitetura Dev.

CSD No Dia a Dia

  • Criar os Entregáveis
  • O que o CSD faz em cada Cerimonial do Scrum.
  • Conduzir a Reunião Diária
  •  Refinamento do Backlog Priorizado do Produto
  •  Exercícios de Fixação - Fase Implementar
  • DOR e DOD
  • O que é um Incremento
  • Release

Cerimoniais de Encerramento

  • Como realizamos o Cerimonial de Sprint Retrospectiva e Sprint Review.

O importante é que saiam do treinamento entendendo sobre automatização de testes, integração e entrega contínua:

  •  Coding Dojo.
  • Papel dos testes em um time ágil.
  • Testes de unidade, testes como documentação, Revisão de código, “Clean Code”, Pair programming.
  • Integração Contínua e algumas práticas e métricas a ela associada: Ten-minute build; Cobertura de teste e métricas de código, Fail Fast.
  • Baby steps x BDUF (Big-Design-Up-Front)
  • TDD (Test-Driven Development ou Test-Driven-Design)
  • Injeção de dependência e mock objects.
  • Testes em banco de dados: cenários e versionamento de banco.
  • Testes de Interface: “Record & play” ou programados?
  • Testes de aceitação e ATDD (Acceptance Test-Driven Development)
  • BDD (Behavior-driven development)
  • Entrega Contínua (Continuous Delivery)
  • GIT ou Jenkins.

 Conteúdo Programático:

  • Definição do Scrum: o que é Scrum, quando e porquê utilizar Scrum, o que é Agilidade, quais os caminhos para se atingir a Agilidade, aborda-se o básico do Scrum e do framework, princípios e valores que garantem a correta compreensão do Scrum.
  • Scrum framework: As reuniões, os artefatos e os papéis que compõem o processo Scrum.
  • Práticas de Scrum e XP (Extreme Programming): Estimativa e planejamento (wideband Delphi, knowledge of crowds), jogo do planejamento, Planning Poker, User Stories, e outras práticas que são comumente usadas. Estimativas e métricas ágeis.
  • Agile Testing: quadrante de teste em Agile, TDD em ação, BDD (Behavior-Driven Development), ATDD (Acceptance Test-Driven Development), automação de testes.
  • Qualidade de código: clean code, integração continua, deploy continuo, black box testing, ferramentas de qualidade.
  • Ferramentas atuais de desenvolvimento Ágil: arquillian, jenkins, git, cucumber, jpa, mockito.
  • Técnicas extremas de quebra de User Stories: workflows, UI, Pareto, etc.
  • Apresentação de 3 projetos reais: formação de equipes, seleção de projetos e estabelecimento do timeline dos sprints.

Simulados de Certificação

  • CSD Simulado 1
  • CSD Simulado 2
  • CSD Simulado 3
  • CSD Simulado 4