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Objetivos da formação
- Transmitir conceitos importantes do Framework Scrum (Teoria)
- Aplicar os conceitos aprendidos em dinâmicas (Prática)
- Preparação para, pelo menos, 11 certificações Ágeis (Simulados)
Material do curso
- PDF Scrum Guide em 2020 (português)
- Simulado online https://www.volkerdon.com
- Scrum Open Assessments - https://www.scrum.org/open-assessments/scrum-open
- Slides do Treinamento em PDF Ìs
- Flowchart do SCRUM (draw.io) (inglês) – versão 2019.
Ao término da formação o aluno estará apto a:
- Aplicar os conceitos aprendidos em ambientes ágeis e híbridos.
- Passar nos exames de certificação e que sejam aprovados.
Conteúdo do curso
Módulo I – Principais Certificações Ágeis (Scrum)
- Principais certificações ágeis para os desenvolvedores:
- Professional Scrum Developer – Scrum Org
- Professional Scrum Master – Scrum Org
- Professional Product Owner – Scrum Org
- Scrum Developer Certified (SDC®) – Scrum Study
- International Scrum Team Member Awareness – Scrum as
- International Scrum Master Foundation – Scrum as
- International Product Owner Foundation – Scrum as
- Scrum Developer Accredited Certification – Scrum Institute
- Scrum Team Member Accredited Certification – Scrum Institute
- Scrum Product Owner Accredited Certification – Scrum Institute
- Scrum Master Accredited Certification – Scrum Institute
Módulo II – Tendências e o Mercado Ágil
- Tendência do mercado em buscar profissionais que tenham conhecimento em
ambientes ágeis ou que já tenham trabalhado em ambientes ágeis. - Diferença entre ambiente não Ágil, ambiente Ágil e híbridos.
- Principais empresas Ágeis.
Módulo III – Introdução ao Mundo Ágil
- Principais desafios do Mundo Ágil
- Metodologia versus Framework verus Boas Práticas
- Manifesto para o Desenvolvimento Ágil
- Princípios do Manifesto Ágil
- Gestão Tradicional Preditivo (Cascata) versus Métodos Ágeis (Adaptativo)
- Metodologia eXtreme Programming – XP
- Práticas
- Pair Programming
- Mob Programming
- Code Review
- Test-Driven Development (TDD)
- Behavior-Driven Development (BDD)
- Pair Designing
- Continuous Integration (CI) e Continuous Deployment (CD)
- Métodos Ágeis x Gestão de Projetos Tradicionais
- Modelo Tradicional – Preditivo (Cascata)
- Modelo Ágil – Adaptativo
- O Ágil e seus Frameworks
Módulo IV – Framework Scrum + Dinâmicas
- O que é o Scrum
- O que é o Scrum na prática?
- Visão do Framework
- Papeis e Responsabilidades
- SM
- PO
- Developers
- Eventos do Scrum / Cerimônias
- Eventos - Timebox
- Planejamento da Sprint
- 1ª. Etapa - “O que”
- Estimativa de Complexidade/Pontos de História
- Estimativa por Afinindade (Triangulação)
- Estimativa T-SHIRT Sizing
- Estimativa em Dias (ou horas) ideais
- Estimativa por Planning Poker (Fibonacci)
- Estimativa de Complexidade/Pontos de História
- 2ª. Etapa - “Como”
- 3ª. Etapa - ”Por Que” (Guia Scrum 2020)
- 1ª. Etapa - “O que”
- Sprint e Reuniões Diárias
- Reunião Revisão da Sprint
- Reunião Retrospectiva da Sprint
- Artefatos do Scrum
- Backlog da Sprint - Meta da Sprint (Guia Scrum 2020)
- Backlog do Produto - Meta do Produto (Guia Scrum 2020)
- Incremento - Definição de Pronto (Guia Scrum 2020)
- Pilares do Scrum
- Transparência
- Inspeção
- Adaptação - Times Auto-Gerenciáveis acima de Auto-Organizados (Guia Scrum 2020)
- Valores do Scrum
- Coragem
- Foco
- Comprometimento
- Respeito
- Abertura
- Meta do Produto (Guia Scrum 2020)
- Gráficos no Scrum
- Burndown da SPRINT
- Burnup da SPRINT
- Barras Burndown
- Diferenças entre o Scrum Guide 2020 e os anteriores.
Módulo V – O que acontece no Mundo real
- Sprint “Zero” – O início do produto!
- Estimativas
- O Gerente de Projeto pediu-me um cronograma e estimativa em horas! O que fazer?
- Sprint e as Mudanças
- Não são permitidas mudanças no Objetivo da Sprint durante a sua execução.
- Não podemos incluir, alterar ou excluir itens no Backlog da Sprint durante a sua
execução, salvo algumas exceções. - O Time de Desenvolvimento pode incluir, alterar ou excluir tarefas no Backlog da
Sprint durante a sua execução.
Módulo VI – Atividades online (Mão na Massa)
- Reunião de Planejamento da Sprint
- Definição de Pronto (DoD - Definition of Done)
- Radiadores de Informação no Projeto
- Híbridos x Full Remote x Presencial
- Planejamento das Releases
- Backlog do Produto
- Reuniões de Grooming
- Conceito de DEEP
- Histórias de Usuários (User History)
- Testes de aceitação da História de usuário
- Estimativa de Complexidade/Pontos de História
- Jogando Planning Poker! (Fibonacci)
- Definition of Ready (DoR)
- Definir Metas/Objetos das Sprints
- Sprint e seus eventos
- Sprint e as Mudanças
- Backlog da Sprint
- Reunião Diária / Daily / Stand up meeting
- Velocidade do Time
- Como anda a felicidade do time?
- Calendário Niko-Niko ou Happiness chart
- Safety check